top of page
INÍCIO
DSC03070.jpg

O QUE É A TÉCNICA ALEXANDER?

A Técnica Alexander é um método prático onde mente e corpo se organizam se alinham, se conectam e integram um ao outro, restaurando o equilíbrio, a estabilidade, a leveza, e a consciência de si mesmo.
Seu principal objetivo é ensinar um melhor uso de si, redirecionando o pensamento e o movimento, de modo que são combatidos maus hábitos, esforços desnecessários, vícios posturais, levando à melhora da postura, do equilíbrio, da motricidade voluntária, reflexa e expressiva, da respiração, da voz, da sensibilidade corporal proprioceptiva e tátil, e até mesmo das funções neurovegetativas.


Estas mudanças se dão em função da técnica possuir como um dos efeitos principais, a descompressão da coluna vertebral, uma vez que a relação da cabeça com a coluna é um fator primordial para a coordenação do uso do restante do organismo.

 

Esta relação, o fundador da técnica denominou de “Controle Primordial”, tão perfeita na primeira infância, mas que é “desaprendida” ao longo do tempo.

“Uma educação que, em sua mais alta esfera, tornaria possível a experiência da realidade absoluta.”

Aldous Huxley, aluno de Alexander

HISTÓRICO DA TÉCNICA ALEXANDER

Frederick Mathias Alexander nascido em 1869, na Tasmânia, viveu algum tempo na Austrália . Devido a graves problemas de voz, quase abandonou sua carreira de ator. Decidido a encontrar a causa de seus problemas, chegou à descoberta de algumas verdades fundamentais a respeito de respiração, movimento, coordenação e reação.Logo percebeu que a sua técnica poderia ser usada para aliviar todos os tipos de tensões desnecessárias e também mudar o mau uso do corpo, alterando, assim, toda a postura. Destacou a necessidade de uma boa integração entre a cabeça e a coluna, tão perfeita na primeira infância.


Pelo sucesso alcançado, foi convidado pela classe médica a levar seu trabalho para Londres, onde viveu e lecionou até sua morte em 1955.


Desde então a Técnica Alexander vem sendo difundida e aplicada mundialmente. Embora ainda pouco conhecida no Brasil, é largamente aplicada nos Estados Unidos e Europa. Na Inglaterra integra o currículo de escolas e universidades de música, teatro e dança.



 Livros escrito por Frederick Mathias Alexander: 
1. Man Supreme Inheritance – A Suprema herança do Homem
2. The Use of the Self - O uso de Si Mesmo
3. The Constructive Conscious Control of the individuo – ainda não traduzido para o     português, mas já traduzido para o espanhol.
4. The Universal Constant in living – ainda não traduzido para o português

 

“O meu leitor não deve se esquecer de que os conceitos mentais são os estímulos para o centro ide motor, que repassa os comandos orientadores subconscientes ou conscientes para o mecanismo.”

Frederick Mathias Alexander

Pesquisa publicada no British Medical Journal em 2008.

BENEFÍCIOS DA TÉCNICA  ALEXANDER 
PARA OS SOFREDORES DE DORES LOMBAR 

A MELHOR E MAIS RECENTE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA sobre a eficácia da Técnica Alexander foi publicada, em setembro de 2008,pelo professor Paul Little e seus colaboradores, no British Medical Journal, um dos renomados cadernos para publicações científicas no campo da Medicina, num estudo de corte prospectivo com amostras randomizadas fatoriais.


Este estudo se enquadra naquilo que se chama de Medicina Baseada em Evidências, ou seja, que atende às exigências do consenso médico e científico para que um estudo possa ser considerado sério e válido.
Foram seguidos, durante um ano, 579 pacientes com dores crônicas ou recorrentes na região da coluna lombar. Esse grupo foi subdividido aleatoriamente em quatro grupos aproximadamente iguais, sendo que cada um deles tenha sido submetido a uma terapia diferente.

 

Os pacientes selecionados, de ambos os sexos, tinham entre 18 e 65 anos de idade, não eram dependentes químicos, não tinham patologias orgânicas graves e nem conheciam previamente a Técnica Alexander.

 

Um grupo de controle recebeu apenas cuidados normais; outro, 24 aulas da Técnica Alexander; outro
seis aulas da Técnica Alexander e o quarto recebeu seis sessões de massagens.

 

Metade dos pacientes de todos estes grupos foi submetida a exercícios físicos aeróbicos periódicos prescritos pelo médico (basicamente caminhada) e a outra metade não.

 

No decorrer do estudo, os pacientes foram avaliados por diversas escalas de avaliação à Técnica Alexander. Em especial pela escala Roland de incapacidade e pelas escalas Von Korff e Deyo de dores e incapacidade.

 

Os resultados do estudo foram submetidos à rigorosa análise estatística. Seus resultados mostraram que o grupo que recebeu 24 aulas da Técnica Alexander teve melhora em relação às dores, também sustentando a melhora ao longo de um ano, independentemente de praticar ou não os exercícios aeróbicos.


O grupo que recebeu seis aulas da Técnica Alexander também apresentou melhoras das dores embora, somente àqueles pacientes do subgrupo que fez exercícios aeróbicos, sustentaram o resultado de melhora da dor ao longo do ano.

 

O grupo submetido a seis sessões de massagem, embora apresentasse melhoras da dor em curto prazo, não conseguiu sustentar essas melhoras ao longo de um ano, fosse com ou sem exercícios aeróbicos associados.

 

No grupo de controle, o subgrupo que realizou apenas exercícios aeróbicos, mostrou melhoras embora muito modestas, em relação ao subgrupo de controle que não realizou exercícios.

Logo, o estudo concluiu que a Técnica Alexander é eficiente para dor crônica e recorrente na coluna lombar; mais eficaz do que exercício aeróbico e massagem para este fim; e que os resultados de melhora da dor podem ser sustentados por mais tempo além daquele do período de aplicação, principalmente se associado a exercício adequado.

LITTLE P, LEWITH G, WEBLEY F, EVANS M, BEA TIlE A, MIDDLETON K, BARNETT J,
BALLARD K, OXFORD F, SMITH P, YARDLEY L, HOLLINGHURST S, SHARP D.
Randomised controlled trial of Alexander Technique lessons, exercise and massage (ATEAM) for
chronic and recurrent back pain. BMJ. 2008 Aug 19;337:a884.

© 2023 Por Saviere.  Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page